segunda-feira, 13 de julho de 2015

Arroz de Lulas




No sábado, ao final do dia, deparei-me com uma crise existencial! Não fazia a mínima ideia do que iria fazer para o jantar nem para o almoço de domingo!!!
E então pedi ajuda ao Ricardo! 
- Espetadas mistas na brasa para o jantar 
- Arroz de polvo para o almoço no domingo!

Ora, as espetadas, era fácil, fácil :)
Já o arroz de polvo, nem por isso! Muito honestamente, estava com preguicite aguda e não me estava nada a apetecer ir cozer polvo! E ainda por cima, o que tinha em casa era demasiado grande apenas para 2 gatos pingados!
E virei-me então para as lulas! Sai um arroz de lulas!!!
Coisa que nunca tinha feito na minha vida! 
Mas lá fui para a cozinha no domingo de manhã fazer um arroz de lulas! E acabei por perceber que era super fácil!!! Nem uma hora demorou a fazer!!! :)

Ingredientes: (2 pessoas)

  • 1 Cebola picada
  • Azeite q.b.
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 tomate maduro pelado e cortado em cubos
  • 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
  • tiras de pimento verde
  • Lulas limpas e cortadas em bocados
  • 1/2 cubo de caldo de marisco
  • 1 malagueta
  • 1 chávena de arroz
  • 5 "palitos" de delícias do mar
  • Água qb.
Preparação:
  1. Num tacho, refogue a cebola com o azeite. Quando esta estiver a ficar translúcida, acrescente o alho e deixe refogar mais um pouco.
  2. Quando o refogado estiver já no ponto, acrescente o tomate em cubos, a polpa de tomate e as tiras de pimento. Mexa bem e deixe apurar até ficar um molho bem grosso.
  3. Junte as lulas e deixe cozinhar até a água das lulas evapore e o molho fique bem apurado.
  4. Junte a água (eu pus 3 chávenas de água para 1 de arroz para que ficasse bem soltinho), o cubo de caldo de marisco e a malagueta e deixe ferver.
  5. Assim que a água ferva, adicione o arroz e as delícias cortadas em cubos.
  6. Aconselho a provar para ver se necessita de sal. No meu caso não precisou de levar sal nenhum!
  7. Deixe cozinhar até o arroz ficar cozido e sirva.
Caso gostem, podem adicionar salsa picada no fim! Aqui por casa, como não apreciamos muito, não coloquei. Em vez da salsa, decidi pôr o pimento para dar o sabor extra. E não me arrependo nada! Deu mesmo um sabor especial ;)
O que eu era para colocar e acabei por não pôr foram ervilhas! Mas só não pus porque não tinha! Pensava que tinha e, na hora da verdade, eram brócolos!!! ahahah... Só comigo!!!!

Este é, sem dúvida, um prato a repetir várias vezes!!! Ficou mesmo delicioso! 

Jo*

Sem comentários:

Enviar um comentário