quinta-feira, 25 de junho de 2015

Leitão à Brás



Já tinha falado dos porquinhos do meu pai, e, se na altura, os pequenos ainda estavam pequenos demais para assar no forno, agora já começam a ficar grandes demais!
Já se está a ver, certo? Já começo a ficar um pouco farta de leitão! Qualquer coisa, é leitão! foi há 15 dias, foi esta terça feira, e irá ser no próximo domingo! Possa!
Por muito que uma pessoa goste de leitão começa a ser complicado!
Não cheguei a dizer mas o porquinho para os anos do meu homem já tinha 21Kg depois de limpo. E acabamos por assar a carne na brasa. Bem, este tipo de porcos, para quem já provou, sabe que a carne é mais rija. E, normalmente, assada na brasa ainda fica mais. Mas não. Este não! Ficou mesmo, mesmo saboroso. Só uma pitada de sal e brasa com ele. Cada vez que me lembro do sabor maravilhoso daquela carne só me apetece dizer ao meu pai para ir lá buscar outro igual :)

Mas vah, vamos ao que me trouxe aqui hoje.
Como já disse, na terça-feira foi dia de leitão. A minha tia fez anos e o meu pai ofereceu o leitão. Mas, como éramos poucos, sobrou imensa carne! E calhou-me a mim trazer leitão para casa! Era o que faltava mesmo! E ainda por cima, como já sei que domingo vou comer leitão outra vez, ainda menos vontade tenho de o comer o resto dos dias da semana.
Então, ontem decidi congelar quase todo. Apenas deixei um pouco que desfiei e lá me saiu um Leitão à Brás! Só para ser diferente! E não enjoar!

Ingredientes:

  • 1 Cebola
  • 1 dente de alho
  • azeite e óleo qb
  • Leitão desfiado
  • Batatas fritas palha
  • 2 ovos (ou 1 ovo por pessoa)
  • Salsa e Azeitonas qb


Preparação:
  1. Num tacho, colocar a cebola cortada com o dente de alho e o óleo e o azeite. Deixar estrugir bem até a cebola ficar transparente.
  2. Juntar o leitão, sem parar de mexer.
  3. Juntar as batatas fritas, sempre a mexer.
  4. Quando tudo já estiver bem envolvido, ir juntando o ovo batido aos poucos, sempre a mexer para que o ovo não fique todo agarrado ao fundo do tacho.
  5. Juntar salsa picada e umas azeitonas pretas por cima e servir acompanhado de uma salada!
Normalmente, quando se faz o tradicional bacalhau à brás, junta-se pimenta e noz moscada ao ovo para dar um gosto diferente. Optei por não colocar nenhum destes temperos porque uma parte da carne estava "carregada" de molho de leitão. E pensei que não seria preciso mais nenhum tipo de tempero. E acertei!
Ficou muito bom!!! 
Fiquei fã! :)

Jo*


Sem comentários:

Enviar um comentário