quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Massa para Aproveitamentos de Sobras!

Ah e tal e tenho um blog!!! Que porreiro pah! E depois faz coisas fantásticas e não tira fotos para pôr no Blog!!!! Bah!!! Mas pronto, com foto ou sem foto, a verdade é que a massa que fiz na segunda feira estava tão maravilhosa que merecia um post no blog! E principalmente quando era uma massa deliciosa de aproveitamentos de sobras do almoço!!! certo??? Nada de perde, tudo se transforma!!! :)

Depois de muita indecisão quanto ao almoço de segunda-feira (dia em que os dois estávamos de férias), lá nos decidimos por assar um belo frango no churrasco! Ah, como eu adoro viver na aldeia e ter a minha churrasqueira e não ter que me preocupar com o facto de assar um frango fazer imenso fumo!!!! E se ele ficou delicioso! (Mas nem vou falar do molho porque simplesmente já nem me lembro das quantidades, limitei-me a meter tudo para o tacho e ferver a coisa!!!)
Mas mesmo ficando deliciosa, escusado será dizer que não conseguimos comer os frango inteiro pelos dois! E ainda antes mesmo de acabar de almoçar, já tinha decidido o que fazer para o jantar! Uma massa no forno com o frango desfiado!
Mas para melhorar, com esta massa poderia facilmente utilizar o fiambre e o bacon que andava pelo frigorífico e estavam quase a passar a validade! Tudo para dentro da massa!!! 
E quando fui à despensa buscar uma béchamel, reparei que lá estava um pacote de natas com cogumelos também quase quase a passar a validade! Esquece lá a béchamel e vamos lá às natas com cogumelos!!! - Que por acaso comprei numa de experimentar e ainda não tinha tido a oportunidade! Ia ser mesmo naquele dia! Feito!!! 

(Publicidade à parte....)

Ingredientes:
  • Sobras de frango desfiado 
  • 130g Fiambre aos cubos
  • 125g Tiras de Bacon
  • 185g Cogumelos laminados
  • 200g Queijo ralado
  • 200ml Natas com Cogumelos
  • 1 noz de margarina
  • Massa espiral qb
  • Sal qb
Preparação:
  1. Cozer a massa em água abundante e temperada com sal, escorrer a água no fim de cozida e reservar.
  2. Numa frigideira (grande) colocar a margarina e quando estiver derretida juntar as tiras de bacon. 
  3. Deixar fritar o bacon mexendo sempre e passados 3/4min juntar o fiambre e os cogumelos. Ir sempre mexendo a mistura para não queimar!!
  4. Passados perto de 5 min, juntar o frango e continuar a mexer até o frango já estar quente e absorver os sabores dos outros ingredientes.
  5. Juntar as natas ao preparado e mexer muito bem... 
  6. Assim que as natas estiverem bem incorporadas com os restantes ingredientes deitar esta mistura por cima da massa previamente cozida e misturar tudo muito bem!
  7. Colocar a massa num pirex de ir ao forno e polvilhar com queijo ralado (Se forem como eu, é mais despejar queijo ralado, muito queijo ralado, por cima!!!)
  8. Cozinhar no forno a 180º durante 10 a 15 minutos. E servir!!!

Este tipo de massas é o que faço com mais frequência para despachar as sobras de carne, qualquer tipo de carne!! É tudo misturado... às vezes com salsichas, outras vezes ainda junto ervilhas, milho, azeitonas ou qualquer outro ingrediente que esteja a precisar de ser "despachado" antes que acabe por se estragar!!! Também já fiz esta massa com camarão, delícias do mar, miolo de ameijoa e sobras de tamboril, e usei molho béchamel e também ficou uma massa do "mar" deliciosa!!! 
Mas apesar de já a ter feito diversas vezes posso dizer que nunca ficou tão saborosa como esta que fiz!!! De certeza de que a diferença ficou nas natas com cogumelos!!!! É que, a sério, ficou mesmo, mesmo, mesmo, saborosa!!! Nós os 2 simplesmente acabámos por comer a travessa toda quando, normalmente dava para 2 refeições para os dois.... Por isso, já podem ver como estava realmente saborosa ;)
É que nem deu tempo para tirar uma foto que fosse!!!! eheheheh....

Edit: Já fiz outra vez e agora é que foi!!! Aqui vai a foto!!! :)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário