segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Arroz de Cenoura - Back to basics!!!

Desde muito cedo que eu comecei a cozinhar em casa dos meus pais! Ainda teria eu uns 10/12 anos quando nas famosas férias de verão ficava sozinha em casa e tinha como principal tarefa fazer o almoço para os meus pais e irmãos que estariam a trabalhar na fábrica o dia todo.
Claro que eram coisas básicas para uma criança daquela tenra idade!!! 
Ora vejamos:
- Acender o lume para fazer brasas para assar carne, descascar e partir as batatas para fritas (e claro, fritá-las) e fazer um arrozinho para acompanhar!
Fácil, não??? ;)

Ora, o arroz era o que eu mais gostava de fazer! Não sei explicar mas eu deliciava-me cada vez que a ementa tinha o belo do arroz! E no início eu fazia aquele arroz com os cubinhos de cenoura a boiar e, claro, o arroz ficava branquinho que ofuscava!
Mas depois comecei a ver que havia quem fizesse arroz de cenoura em que este ficava cor de laranja! E a minha curiosidade levou-me a perguntar à minha mãe como é que tal coisa sera possível... E ela lá me explicou!
Desde esse dia que o meu arroz de cenoura é algo famoso na minha família! A minha mãe está sempre a queixar-se de que não consegue nem chegar perto do meu e frases como "Ah foi a Joana que fez o arroz? Então eu quero uma colherzita!" são algumas vezes ouvidas!
Então decidi partilhar com todos os meu segredo TOP SECRET! 

Segredo = Paixão e dedicação a fazer o tal arroz! 
Fácil!

Ora vamos lá à receita em si:

Ingredientes:
  • 1 cenoura média (varia consoante a quantidade de arroz)
  • 1 cebola média (de modo a que fique 2/3 da quantidade da cenoura)
  • 1 chávena de arroz (eu uso agulha, carolino, vaporizado, fica sempre igual)
  • 2 chávenas de água (iguais à chavena de arroz)
  • Azeite e óleo qb
  • Sal qb


Preparação:
  1. Descascar a cenoura e a cebola. Ralar a cenoura, picar a cebola bem fininha.
  2. Num tacho, juntar a cebola e a cenoura e adicionar um pouco de azeite e de óleo. (Eu meto sempre um pouco dos 2, tenho a mania que fica diferente se for só um dos 2)
  3. Refogar bem refogadinho! Com tempo, paciência e dedicação! É neste ponto que reside grande parte do meu "segredo"
  4. Juntar o arroz e deixar "fritar" bem, mais uma vez, com muita dedicação, mexendo sempre. Aqui, antes de juntar o arroz, convém ver se o refugado está muito seco, se estiver, juntar um pouco mais de azeite e refogar durante mais um pouco. 
  5. Colocar a água no tacho. Temperar com sal. ATENÇÂO: não mexer muito o arroz! Não queremos já à partida separar o arroz e a cenoura! Apenas mexer o estritamente necessário. E depois desta operação, a colher de pau pode ir já para o lava-loiça! Já não precisamos dela!!! Nada de mexer o arroz enquanto ferve!!!!
  6. E pronto, quando a água desaparecer toda, ou quase, pode-se desligar o fogão. Tá feito!
  7. SIMPLES ;)
Ora, eu cá sou daquelas que para se fazer arroz tem sempre de se usar o dobro de água, em relação à quantidade de arroz!
Quando eu oiço alguém com "orgulho" a afirmar que faz o arroz a "olho", para mim essa pessoa não deveria ter orgulho nenhum! Pois o que acontece em 90% das vezes é que tem de acrescentar mais água à fervura, e voltar a mexer o arroz! Ora, para mim, 2 erros fundamentais! Mas eu cá também não sou especialista nenhuma de arroz e cada um com a sua mania ;)

Como podem ver nas fotos, o arroz fica soltinho e bem cor de laranja. Esta versão tem ervilhas mas a diferença na receita é que depois de meter a água e o sal, meto algumas ervilhas no tacho! - SEM voltar a mexer!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário